sábado, 22 de setembro de 2012

Teoria de Max Weber



TEORIA DE MAX WEBER

Max Weber foi um sociólogo e historiador alemão, um dos fundadores da cientificidade da sociologia.  Max Weber como um sistematizador da sociologia seguiu a corrente de pensamento de Dilthey segundo a qual devem existir métodos de pesquisa diferentes para as ciências naturais como também para as ciências humanas.
Seguindo o historicismo de Dilthey Weber propôs que ao contrário da corrente de pensamento Positivista, as ciências humanas deveriam ter métodos de pesquisa diferenciados das ciências naturais, portanto, defendia a metodologia qualitativa com o racionalismo crítico, a observação apurada e a coleta de dados.
E a partir desta adesão ao historicismo, propôs que para se compreender um contexto social ter-se-ia que necessariamente entender a ação de cada indivíduo. Portanto, ao contrário do pensamento Positivista, Weber enfatiza o método compreensivo, como também fundamenta sua teoria por meio deste método.  Para se compreender uma ação é preciso descobrir e analisar o processo histórico de formação e constituição de determinada sociedade para descobrir os significados vividos e objetivamente criados pelo individuo para praticar tal ato.
Como enfoque metodológico Weber acentua uma tipologia ideal. Assim o tipo ideal funcionaria como um modo de construção de conceitos e hipóteses no estudo da realidades e de seus fenômenos singulares. Fruto da necesidade do pesquisador em garantir uma rigorosa construção de teorias científicas, o tipo ideal serviria como modelo ideal a ser comparado com a realidade empírica observada, pois somente a partir da comparação da realidade empírica com um tipo ideal poderia-se obter a veracidade e a cientificidade da pesquisa.
Segundo este sociólogo para se compreender um determinado objeto, faz se necessário que haja um modelo ideal para ser comparado à realidade empírica, uma hipótese a ser procurada com a preocupação, segundo Weber, em busca a verdade cientifica.
Ao analisar a sociedade Weber a distingue a partir de três vertentes: a econômica, social e política.  A dimensão econômica estratifica a sociedade por meio de critérios pautados na riqueza, na posse e na renda. A dimensão social se fundamenta a partir da estratificação obtida por meio do status conferido às pessoas de acordo com a posição social que ocupa. E essa estratificação está organizada de forma que cada grupo tende a reconhecê-la como legítima, devido ter sido constituída historicamente como elementos principais de honra, prestígio e status. A dimensão política estratifica a sociedade, pois, segundo Weber, separa os indivíduos que tem acesso ao poder e dominação daqueles que não têm, em outras palavras, a sociedade constrói mecanismos para legitimar o poder conferido a alguns em contraposição aos demais.

Por Antonia Maria Rodrigues Laureano



5 comentários: