quarta-feira, 12 de setembro de 2012

TEORIA DE GILBERTO VELHO

TEORIA DE GIBERTO VELHO

Gilberto Velho foi um significativo antropólogo brasileiro. Suas pesquisas se efetivaram a cerca dos indivíduos e dos grupos sociais que viviam nas cidades, bem como as relações de interdependência entre estes.
Influenciado pela Escola de Sociologia e Antropologia de Chicago, Gilberto Velho foi um dos precursores do pensamento desta Escola no Brasil. Seus trabalhos foram influenciados por Howard S. Becker, Erving Goffman com também G Simmel. 
Desenvolveu muitas pesquisas na e da cidade, isto é, uma antropologia urbana, dentre as quais merece destaque a pesquisa feita no Bairro Copacabana na cidade do Rio de Janeiro. Este trabalho foi transformado no livro: “Utopia Urbana” que faz uma etnografia da vida dos moradores do “Estrela”: um prédio bastante comentado no bairro.
O objetivo do autor é compreender qual o sentido para os moradores morarem naquele bairro, qual a mensagem que é criada e transmitida. Bem, o autor pretende mostrar como essas divisões espaciais do morar na cidade urbana gera prestígio, status ou por outro lado, o preconceito, a discriminação e o estigma. Este termo está aqui pontuado no sentido dado por Goffman, seria um estereótipo referido a uma pessoa ou a um grupo social.
Velho foi um dos precursores do trabalho etnográfico no Brasil, como também foi um dos pioneiros na pesquisa de sociedades complexas. Anteriormente, havia um certo preceito epistemológico em não fazer pesquisas “em casa” pois poderia não haver o distanciamento necessário para a efetivação do trabalho científico. Gilberto Velho foi, portanto, um  dos que quebraram esse paradigma apoiado na Escola de Chicago e nas teorias de Howard Becker.
Este antropólogo nos diz que, numa pesquisa empírica deve haver o estranhamento daquilo que nos é familiar como também, o pesquisador deve tornar familiar o exótico. Com essa sua perspectiva este Antropólogo vence mais um paradigma e então fundamenta seus trabalhos empíricos na cidade e da cidade.
Por: Antonia Maria R. Laureano

Nenhum comentário:

Postar um comentário