segunda-feira, 24 de setembro de 2012

TEORIA SOCIAL DE HOWARD BECKER

TEORIA SOCIAL DE HOWARD BECKER
Por Antonia Laureano

Howard Becker é um sociólogo reconhecido mundialmente, um dos eminentes sociólogos da Universidade de Chicago. Escreveu sobre as relações de desvio, sanções sociais, estereótipo advindos pela alteridade, como também escreveu sobre os métodos de pesquisa das ciências sociais.
Este sociólogo ao escrever seu livro: “Outsider: estudos de sociologia do desvio”, o fundamenta a partir das relações sociais elaboradas entre grupos que por sua vez criam formas alternativas de viver, de se expressar, ou seja, criam uma subcultura na medida em que recusam as formas padronizadas de convivência social. Portanto, Howard Becker fundamenta sua teoria nas relações sociais e não no individuo isolado. Segundo este sociólogo os indivíduos criam e recriam formas de agrupamento com base nas relações grupais que constroem a partir da recusa ou aceitação às normas socialmente aceitas. Becker enfatiza o sentido, o prazer para esses grupos outsiders em fazer suas próprias leis no sentido de não aderir às imposições dominantes. Acentua que o termo desvio não foi formulado pelos indivíduos pertencentes a esses grupos desviantes, por outro lado, este termo foi elaborado pelos indivíduos que aderem e aceitam as normas estabelecidas socialmente como forma de excluir aquelas pessoas que transgridem a ordem e perturbam as normas sociais. Contudo, o desvio é relacional. O que é considerado atos desviantes numa cidades pode ser perfeitamente aceitável em outra, isso afirma o caráter de construção social do desvio, do crime.
Outra questão a que Becker aponta é o estereótipo a que sofrem grupos sociais que tem costumes, hábitos e crenças diferentes daqueles considerados comuns à maioria grupal. Portanto, desvio e estereótipos, são palavras que estão relacionadas diretamente a teoria de Becker. Este sociólogo analisa também a metodologia de pesquisa nas ciências sociais. Seguindo o mesmo raciocínio Becker critica os métodos de pesquisa  e padrões formalmente aceitos de fazer pesquisa. Para Becker as ciências sociais criou a forma certa de fazer pesquisa cabendo aos sociólogos e antropólogos ajustar seus objetos de pesquisa aos padrões aceitáveis, conduzindo, na concepção deste sociólogo, a pesquisa a uma sequencia mecanizada dos métodos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário